Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica foi criado por ato de 19 de março de 1953 , - Portaria 117 de 19 de março de 1953 – do Exmo. Sr. Brigadeiro-do-Ar Nero Moura, Ministro da Aeronáutica. 
Após isto, teve início os trabalhos de implantação do CPOR. A cargo da COCTA (Comissão de Organização do Centro Técnico de Aeronáutica) foi destinado um barracão e 10.000m² de área para o que veio a ser o atual Centro .

Neste prédio, após ampliação e reformas, funciona até hoje o CPOR.
No dia 3 de agosto de 1953 , foi pela primeira vez hasteada a Bandeira Nacional e lido o primeiro boletim interno do CPOR. Neste mesmo dia , iniciou-se o ano letivo para 118 alunos

No ano de 1954 , foi realizado o primeiro exercício de campanha , composto por uma marcha de 24 Km e 04 dias de acampamento.

Nesta fotografia podemos ver, ao fundo, a cidade de São José dos Campos, ainda pequena. 

A primeira declaração de Aspirantes foi realizada no dia 14 de novembro de 1954. A turma composta de 93 alunos ,teve como patrono o Exmo. Sr. Dr. Joaquim Pedro Salgado Filho e como paraninfo, o Exmo. Sr. Ministro da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro-do-Ar Eduardo Gomes.
Estava também presente a solenidade, o Exmo. Sr. Diretor do Centro Técnico da Aeronáutica Brigadeiro-do-Ar Casimiro Montenegro Filho.

Neste mesmo ano, ficam prontas as instalações do CPOR, que consistem em apenas dois pequenos blocos numa área de 10.000m².

No acampamento de 1955 os alunos aprendem a construir espaldões para metralhadoras.

No juramento a Bandeira de 1956, podemos notar que a formatura já era realizada exatamente no local em que é realizada hoje.

 

Em 1958 foi realizado o I jogos entre o CPOR-SJ e o CPOR-SP ( Exército ). As competições nas modalidades de esgrima, futebol e xadrez e atletismo foram vencidas pela equipe do CPOR-SJ que sagrou-se campeão dos jogos.

Em 07 de setembro de 1958 os alunos do CPOR desfilam pelas ruas de São José dos Campos . A frente da Tropa , o Sargento Ary de Araújo Rodrigues.

 

Fim do conteúdo da página