Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > CPORAER-SJ forma novos médicos para o DCTA
Início do conteúdo da página

- A Bandeira do Brasil

 “Conhecer bem a Bandeira do Brasil e o seu simbolismo é um verdadeiro mergulho na história”

Luiz Gonzaga Bertelli

 O circulo central em azul, que representa a esfera celeste, simboliza as grandes viagens marítimas dos portugueses.

 “No globo celeste, a faixa transversal sintetiza um mote positivista do filosofo francês Augusto Comte: “O amor como principio, a ordem como base e o progresso como fim”. O pensamento foi reduzido na conhecida frase: “Ordem e progresso”.

 “A cor da bandeira tem muitos significados. O verde, por exemplo, pertence às casas reais de Bragança, da qual fazia parte o proclamador da independência do Brasil, Dom Pedro I, e Habsburgos, de Dona Leopoldina, esposa do então príncipe regente.

 “O amarelo, que também era a cor simbólica da dinastia dos Hasbsburgos, é a representação poética do sol, que ilumina intensamente o Brasil. Combinado com o verde, o amarelo simboliza a irmandade com as nações africanas.

 “As estrelas simbolizam os Estados brasileiros.

 “No centro da Bandeira, em destaque, temos a Constelação do Cruzeiro do Sul, que no momento histórico da Proclamação da Republica (15 de novembro de 1889, às 8h30mim) passava sobre o meridiano da cidade do Rio de Janeiro, antiga capital da nação.

 “Como é costume heráldico, as estrelas da bandeira do Brasil aparecem com cinco pontas e com cinco dimensões diferentes.

 “Ao contrário do que muitos pensam, a estrela alfa da constelação Virgem, a chamada Spica, aquela que aparece solitária sobre a faixa “Ordem e Progresso”, não representa o Distrito Federal, Brasília. Spica representa o estado do Pará, e o seu nome significa espiga.

 “A maioria dos brasileiros desconhece que a confecção da bandeira a nacional esta sujeita à rígidos critérios em relação as dimensões das figuras geométricas (Retângulo, losango. circulo), às letras e estrelas.

 

Dia da Bandeira

 O Dia da Bandeira é comemorado anualmente em 19 de novembro. Nesta data, em 1889, ocorreu a instituição da Bandeira Republicana Nacional como Bandeira oficial do Brasil. A nova Bandeira foi adotada pelo decreto Nº4 no dia 19 de novembro de 1889.

 

No dia 11 de maio de 1992 a Bandeira brasileira passou a ter 27 estrelas, no lugar de 22.

 A Bandeira do Brasil simboliza a pátria e a união entre os estados e desde o único serviu para aumentar o sentimento de união entre todos os brasileiros.

 A Bandeira Nacional pode ser hasteada e arriada a qualquer hora do dia ou da noite. O hasteamento é normalmente feito às 8 horas e o arreamento às 18 horas. Somente no dia 19 de novembro, dia da Bandeira, há um horário determinado para o hasteamento às 12 horas, com solenidades especiais.

 Diante a noite a bandeira deve ficar sempre devidamente, iluminada.

 Quando varias bandeiras são hasteadas ou arriadas simultaneamente, a Bandeira Nacional é a primeira atingir o topo e a ultima a dele descer.

 Em todas as apresentações em território brasileiro, a Bandeira Nacional deve ocupar sempre o lugar de honra.

 

Cores da bandeira do Brasil As cores oficiais são: o verde, amarelo, azul e branco.

 

Cada cor possui um significado distinto:

 

• Branco – significa o desejo pela paz

 

• Azul – simboliza o céu e os rios brasileiros

 

• Amarelo – simboliza as riquezas do País

 

• Verde – simboliza as matas (a rica floresta brasileira).

Fim do conteúdo da página